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601 -
fabricação de anéis/argolas
O
PRIMEIRO PASSO É ENROLAR O ARAME EM UM SARRAFO CILÍNDRICO, NA BITOLA
DESEJADA, OU SEJA, SE QUISER ANÉIS COM 5mm DE DIAMETRO, UTILIZE UM
SARRAFO DE 5mm. DEPOIS DE ENROLADO NO SARRAFO, UTILIZANDO UMA SERRA DE
DISCO, PEQUENA, CORTE O ARAME ENROLADO NA VARETA. RETIRE OS ANEIS DA
VARETA E ESTÃO PRONTOS PARA SEREM UTILIZADOS.
CASO NÃO TENHA UM DISCO DE SERRA, RETIRE O ARAME
ENROLADO DO SARRAFO. VAI FICAR PARECENDO UMA MOLA. CORTE A
"MOLA" COM UMA TESOURA PEQUENA. PRONTO OS ANÉIS ESTÃ
FEITOS.
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602 -
BOCAS DE CANHÃO (TRONERAS)
A UTILIZAÇÃO DESSAS BOCAS DE CANHÃO FACILITAM A
FIXAÇÃO DAS PONTEIRAS NOS LOCAIS CORRETOS E O TABUAMENTO DO CASCO PODE
SER FEITO SEM PROBLEMA DE MARCAÇÃO DOS "FUROS" DOS CANHÕES.
VAMOS UTILIZAR, NO EXEMPLO, DUAS MEDIDAS; UMA DE 10mm E OUTRA DE 8mm, PARA
PONTEIRAS GRANDES E PEQUENAS. SÃO NECESSARIAS AS BASES (QUALQUER SARRAFO)
AS BOCAS, AS PONTEIRAS E OS SUPORTES DAS PONTEIRAS, COMO PODEM SER VISTOS
NAS QUATRO FOTOS ACIMA.
NA PRIMEIRA FOTO OBSERVAMOS, DE BAIXO PARA CIMA, A BASE
DA PEÇA, AS BOCAS, AS PONTEIRAS E OS SUPORTES DAS PONTEIRAS. OBSERVE QUE
OS SUPORTES DAS PONTEIRAS FORAM MARCADOS NO CENTRO, ONDE DEVERÃO SER
FURADOS COM UMA BROCA NA MEDIDA DO PINO DE FIXAÇÃO DAS PONTEIRAS.
MARCADO O CENTRO, O PROXIMO PASSO SERÁ FIXAR AS BOCAS NA BASE. COLA-SE NA
EXTREMIDADE DA BASE, COMO MOSTRADO NA FOTO 3 E 4
O PASSO SEGUINTE SERÁ FIXAR AS PONTEIRAS NAS PEÇAS DE
FIXAÇÃO, COMO PODEM SER VISTOS NAS FOTOS 1 E 2. APÓS A FIXAÇÃO DAS
PONTEIRAS NO BLOCO DE FIXAÇÃO, DEVE-SE AJUSTAR A DISTÂNCIA QUE DEVERÃO
SER FIXADOS OS SUPORTES COM AS PONTEIRAS, COMO SE VE NA FOTO 3. VOCE DEVE
OBSERVAR O COMPRIMENTO DA PONTEIRA QUE DESEJA QUE FIQUEM EXPOSTOS FORA DO
CASCO.
CONSTRUIDAS AS PEÇAS, COMO SE OBSERVA NAS FOTOS ACIMA,
VAMOS FIXAR A PEÇA NO ESQUELETO DO NAVIO, NOS DEVIDOS LUGARES, CONFORME
DETERMINA O PROJETO DO NAVIO. ANTES DE FIXAR A PELA NO CASCO, RETIRE AS
PONTEIRAS, QUE SERÃO FIXADAS DEPOIS DE "FECHADO" O CASCO DO
NAVIO. OBSERVE A FOTO 4, ACIMA, SEM AS PONTEIRAS.
HORA DE FIXAR A PEÇA CONSTRUIDA NO CASCO DO NAVIO
(ESQUELETO). OBSERVE QUE AS BOCAS DEVEM SER FIXADAS CONFORME OS DESENHOS
APRESENTADOS NO PROJETO/PLANTA DO NAVIO. O PRIMEIRO EXEMPLO SERÁ COM A
FIXAÇÃO DA PEÇA COLADA EM UMA DAS CAVERNAS DO NAVIO, CONFORME FOTO 3
ACIMA.
PROCURE COLAR A BOCA BEM RENTE, NA EXTREMIDADE DA
CAVERNA. ASSIM AS RIPAS DE COBERTURA DO CASCO SE ACOMODARÃO SEM FORMAR
"BARRIGAS". OBSERVEM A SEGUNDA FOTO, COMO FOI COLADA A BOCA, BEM
RENTE À EXTREMIDADE DA CAVERNA.
O SEGUNDO EXEMPLO É A COLOCAÇÃO DA BOCA DE CANHÃO
ENTRE DUAS CAVERNAS, SUPONDO QUE OS SUPORTES PARA AS BOCAS NÃO TENHAM
SIDO CONTEMPLADAS NO PROJETO. SENDO ASSIM, TEREMOS QUE PROVIDENCIAR O
SUPORTE PARA PODER FIXAR AS BOCAS NOS LOCAIS CORRETOS, CONFORME DESENHOS
DO PROJETO/PLANTAS. O PRIMEIRO PASSO É COLAR DOIS SARRAFOS QUE SERVIRÃO
DE SUSTENTAÇÃO AOS SUPORTES DAS BOCAS. COLADOS OS DOIS SARRAFOS, UM DE
CADA LADO DAS CAVERNAS, COLOCA-SE QUALQUER PEDAÇO DE TÁBUA QUE SERVIRÁ
DE APOIO ÀS BOCAS DE CANHÃO, CONFORME MOSTRA A FOTO 1.
COLADAS, AS BOCAS DEVEM SER LIXADAS PARA DAR A MESMA
FORMA DAS CAVERNAS.SEM UM DISCO DE LIXA ACOPLADO À UMA MICRO RETÍFICA O
TRABALHO DEMORA UM POUCO MAIS, MAS NÃO É IMPOSSIVEL DE SER FEITO.
OBSERVEM A FOTO 3, COMO DEVE FICAR A BOCA DE CANHÃO; LIXADA E
APRESENTANDO A MESMA CURVATURA DA CAVERNA. ASSIM, AS TÁBUAS DE COBERTURA
DO CASCO VÃO SE ASSENTAR PERFEITAMENTE.
PEÇAS FINALIZADAS, PRONTAS PARA RECEBEREM AS TÁBUAS DE
COBERTURA E, POSTERIORMENTE, AS PONTEIRAS.
OBSERVEM COMO FICARAM AS PEÇAS. COM A MESMA CURVATURA
DAS CAVERNAS.
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603 - DOSADOR
DE COLA
UM DOS GRANDES INCONVENIENTES NA UTILIZAÇÃO DAS COLAS
CIANO, SÃO OS EXCESSOS QUE SEMPRE SÃO "DESPEJADOS" NOS LOCAIS
QUE DEVEM SER COLADOS. ALÉM DOS BICOS DOS TUBOS DE COLA QUE FICAM
ENTUPIDOS, ETC. PARA RESOLVER ESSES PROBLEMA, EU UTILIZO UM DOSADOR DE
COLA QUE AJUDA NA REALIZAÇÃO DE UM SERVIÇO "LIMPO" NA COLAGEM
DE PEÇAS.
O QUE É O DOSADOR? É UMA COLHER DE CHÁ, CAFÉ OU
OUTRA QUALQUER, FIXADA EM UMA PEDAÇO DE MADEIRA. ESSE É O DEPÓSITO DE
COLA, QUE IREMOS UTILIZAR NA COLAGEM. O DOSADOR, PROPRIAMENTE DITO, É UMA
AGULHA DE CROCHÊ.
O CANIVETE SERVE PARA LIMPAR A AGULHA QUANDO A COLA
SECAR NA PONTA.
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604 -
CORDAS ENROLADAS - COMO EVITAR.
UM DOS ASPECTOS QUE DESVALORIZAM UM TRABALHO SÃO AS
CORDAS ENROLADAS, QUANDO VAMOS TRACIONA-LAS. EXISTE UMA FORMA DE DEIXA-LAS
SIMÉTRICAS. VAMOS VER SE CONSIGO DESCREVER A MANEIRA QUE UTILIZO PARA
ISSO.
NA PRIMEIRA FOTO, ACIMA À ESQUERDA, VEMOS AS CORDAS,
ENTRE AS DUAS BIGOTAS CORAÇÃO, TODAS ENROLADAS. ISSO DÁ UM ASPECTO
HORRIVEL AO TRABALHO. NA SEGUNDA E TERCEIRA FOTO PODEMOS OBSERVAR AS
CORDAS ESTICADAS SIMETRICAMENTE.
VOU TENTAR EXPLICAR A
MANEIRA COMO CONFECCIONAR UM CORDAME SEM DEIXAR AS CORDAS ENROLADAS. EM
PRIMEIRO LUGAR, AS CORDAS COM AS BIGOTAS DEVEM ESTA FIXADAS NOS LOCAIS
DEVIDOS. NA PRIMEIRA FOTO, À ESQUERDA ACIMA, A CORDA PRETA É QUE COSTUMA
FICAR ENROLADA. SE SIMPLESMENTE PASSARMOS A CORDA PRETA NA OUTRA BIGOTA,
FIXADA NA MESA DE BIGOTAS, E ESTICAR, AS CORDAS FICARÃO ENROLADAS. PARA
EVITAR ISSO, ANTES DE PASSA A CORDA PRETA NOS LOCAIS APROPRIADOS, EU
ESTICO A CORDA, TRACIONANDO O NECESSÁRIO PARA QUE FIQUE BEM ESTICADA. COM
A CORDA TRACIONADA, SEGURO A BIGOTA NA POSIÇÃO QUE PAROU (SEGUNDA FOTO).
DAÍ, COM A BIGOTA PRESA PELOS DEDOS, COMEÇO A PASSAR A CORDA PRETA NOS
FUROS DA BIGOTA DE CIMA E NA INFERIOR QUE ESTÁ NA MESA DE BIGOTAS.
PASSADA A CORDA PRETA NOS PRIMEIROS FUROS, SUPERIOR E INFERIOR, PODE
SOLTAR A BIGOTA E PASSAR A CORDA NOS DEMAIS FUROS. ASSIM QUE SOLTAR A
BIGOTA VAI PERCEBER QUE IRÁ GIRAR EM SENTIDO CONTRÁRIO ÀQUELE QUE GIROU
QUANDO ESTICAMOS A CORDA PRETA. DEPOIS DE PASSAR A CORDA PRETA EM TODOS OS
FUROS E TRACIONAR A CORDA PARA ESTICA-LA, ELA VOLTARÁ À POSIÇÃO E NÃO
FICARÁ ENROLADA. PARECE MEIO COMPLICADO, MAS NA PRÁTICA É SIMPLES.
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605 -
bigotas - presilhas
EXISTEM VÁRIAS FORMAS
DE FIXAR AS BIGOTAS NAS MESAS. EXISTEM OS MATERIAIS PRONTOS – VIDE EM
ACESSÓRIOS – BIGOTAS – CODIGOS 05EST15 E 05PRES5. OU PODEMOS
FABRICA-LOS.
PRIMEIRO
MÉTODO - PARA A FABRICAÇÃO DAS
PRESILHAS VAMOS PRECISAR DE UM ALICATE DE BICO REDONDO E O ARAME QUE SERÁ
A PRESILHA DA BIGOTA. FAÇA UM CIRCULO COM O ARAME, CONFORME A FOTO 1,
ACIMA À ESQUERDA.VERIFIQUE SE O CIRCULO SE MOLDA À BIGOTA SEM FICAR
MUITO APERTADO OU FOLGADO, CONFORME FOTO 2.
INTRODUZA AS DUAS
EXTREMIDADES DO ARAME NO FURO NA MESA DE BIGOTAS (FOTO 3). CORTE A
EXTREMIDADE MENOR DO ARAME DE MANEIRA QUE FIQUE RENTE À PARTE INFERIOR DA
MESA DE BIGOTAS, CONFORME FOTO 4.
SEGUNDO
MÉTODO – ENVOLVA A BIGOTA COM O ARAME (0,8mm/latão), CONFORME
FOTO 1. TORÇA O ARAME, COM A AJUDA DE UM ALICATE, ATÉ QUE O ARAME TENHA
DADO UMAS 3 OU 4 VOLTAS, CONFORME FOTOS 2 E 3. DEIXE O ARAME/PRESILHA BEM
RETO, CONFORME FOTO 4.FAÇA UMA ALÇA NA OUTRA EXTREMIDADE DA PRESILHA E
PRENDA NO CASCO DO NAVIO COM O AUXILIO DE UM CRAVO/PREGO, CONFORME FOTO 5.
OUTRAS FORMAS DE
PRENDER AS BIGOTAS AO CASCO DO NAVIO.
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606 -
punhos em bigotas e moitões - ferramenta
PARA CONFECCIONAR OS
PUNHOS EM BIGOTAS E POLIAS, TEMOS QUE FABRICAR UMA FERRAMENTA PARA
AUXILIAR NA TAREFA. ESSA FERRAMENTA É FACIL DE FABRICAR. VAMOS PRECISAR
DE UM SARRAFO CILINDRICO DE 6 OU 8mm DE BITOLA E UM ALFINETE. NO SARRAFO,
PREGUE O ALFINETE ATÉ FICAR BEM FIRME (FOTOS ACIMA).
COM O AUXILIO DE UM
ALICATE, CORTE A CABEÇA DO ALFINETE (FOTO 1 ACIMA). MEÇA A ALTURA DO
ALFINETE DE ACORDO COM A MEDIDA DA BIGOTA OU POLIA QUE VAI TRABALHAR.
CORTE O ALFINETE, SE NECESSÁRIO, DEIXANDO UMA SOBRA, ACIMA DA PEÇA,
CONFORME FOTO 3 ACIMA. PRONTO, A FERRAMENTA PARA FAZER OS PUNHOS ESTÁ
PRONTA. AGORA VAMOS TRABALHAR.
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607 -
punhos em bigotas e moitões
PRIMEIRA MANEIRA DE CONFECCIONAR OS PUNHOS
SEGUNDA MANEIRA DE PREPARAR OS PUNHOS
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613 -
pregos - simulação em decks
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614 -
FABRICAÇÃO DE BLOCOS/POLIAS
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